alquiler de bicicletas
26/11/2020

Turisbike Turismo em Portugal

Viagens e animação turística. Aluguer de bicicletas no Porto. Bike Tours em Portugal. Bike service no Caminho de Santiago

Albergue Peregrinos Mosteiro de Vairão

Albergue Peregrinos Mosteiro de Vairão no Caminho de Santiago português

O Albergue Peregrinos Mosteiro de Vairão abriu no dia 25 de julho de 2013, dia de Santiago. Na sequência dos esforços desenvolvidos por Ana Lobo e Pedro Macedo, casal de peregrinos e hospitaleiros do Caminho de Santiago. Conta desde o início com o apoio incondicional da comunidade local, com destaque para a Autarquia e a Paróquia.

O espaço foi cedido pela Assembleia Distrital do Porto, na altura proprietária do Mosteiro. Desde julho de 2015 o Mosteiro pertence à Câmara Municipal de Vila do Conde. Tendo sido criada através de protocolo uma comissão instaladora com a participação da Junta de Freguesia de Vairão e da Associação “Espaço Jacobeus”. A título de curiosidade, refira-se que o primeiro contato foi realizado no dia 15 de maio de 2013. Em 2015 foi criada a Associação de Peregrinos Villa Valeriani (antigo nome de Vairão) que assumiu a gestão do albergue.

O Albergue Peregrinos Mosteiro de Vairão, com mais de 1.000 anos de história e uma localização privilegiada

É o espaço ideal para acolher os peregrinos do Caminho de Santiago. A criação do albergue permitiu recuperar instalações e abrir as portas do Mosteiro à comunidade local e internacional, promovendo a sua valorização.

Com a abertura do albergue o Caminho Português de Santiago fica “completo”: na ligação entre o Porto e Santiago de Compostela, percorrida anualmente por cerca de 10.000 peregrinos, a máxima distância entre albergues é agora de 25 km, distância que separa o Porto de Vairão. Esta distância é a considerada “natural” entre os peregrinos.

Em 25 de julho de 2015 foi inaugurado o Museu do Peregrino – Centro de Interpretação do Caminho de Santiago.

O acolhimento aos peregrinos é garantido pelo casal Alice e José Maria e sua família, moradores em frente ao Mosteiro. A satisfação dos peregrinos com as instalações e o acolhimento é patente nas impressões recolhidas no livro de honra. Desde o início do mês de outubro de 2013 que o albergue conta com a colaboração de uma animadora turística. No âmbito do programa “património ativo” – Carla Silva (a quem se juntou entretanto a Marília Macieira e a Fátima Ramos).

Na recuperação do espaço e na animação do albergue têm tido participação ativa as coletividades locais e voluntários, com destaque para o grupo de catequese. Destaca-se ainda o apoio recebido por parte de algumas associações alemãs e americanas.

Booking.com

Alugue uma bicicleta em condições especiais

Para fazer o Caminho de Santiago ou para um passeio pela localidade

Veja como fazer aqui

Albergue Peregrinos Mosteiro de Vairão
Rua do Convento, 21
4485-662 Vila do Conde Porto
Portugal
Telefone: +351966431916