A ciclovia de Guimarães – Fafe

A ciclovia de Guimarães a Fafe tem uma extensão de aproximadamente 14 quilómetros.

Se vai visitar a bela cidade de Guimarães, uma dica de passeio é pedalar até a cidade de Fafe através da ecopista que liga as duas cidades.

Esta ecopista foi criada seguindo o traçado da antiga linha de caminho-de-ferro que ligava Fafe a Guimarães, desativada em 1986.

Independente de onde começar o trajeto, este percurso é perfeito para aqueles que desejam um passeio para conhecer a famosa cidade de Guimarães e a charmosa cidade de Fafe.

Esta ciclovia com inicio em Mesão Frio, no concelho de Guimarães, a cerca de três quilómetros do centro da cidade, até ao Lugar de Foz, a cerca de um quilómetro do centro da cidade de Fafe.

Durante o trajeto na pista esta é intersectada várias vezes por cruzamentos com as estradas principais e secundárias. Nesse sentido sempre que se aproxima destes cruzamentos é preciso redobrar a sua atenção, devido à possibilidade de passagem de veículos.

O piso é em asfalto mas com algumas irregularidades em alguns pontos.

Características

  • Localização: Guimarães até Fafe
  • Extensão: 9 Km
  • Dificuldade: Fácil
  • Âmbito: Desportivo, Cultural e Ambiental
  • Época Aconselhada: Todo o ano

Após uma ligeira subida, o traçado a começar pelo lado de Guimarães é praticamente sempre a descer. Até se encontrar com o percurso de Fafe, em Infantas. onde pode fazer uma paragem para retemperar forças ou simplesmente desfrutar do local.

O percurso oferece bastante sombra, pelo que se torna um passeio de bicicleta bastante tranquilo e saudável.

O traçado desta ciclovia assenta no princípio de que a circulação na Pista de Cicloturismo é prioritária em relação a todas as vias que cruzam com ela, mas que para o garante da sua segurança, deve atravessar as estradas com o máximo de atenção.

Ao longo da pista existem pontos de relaxamento com equipamento que permite diversas utilizações.

Bem como os bebedouros em pontos chave, devidamente sinalizados.

ECOPISTA GUIMARÃES – FAFE: LONGE DA VISTA, LONGE DO VIAJANTE

Ao longo da ecopista existem pontos para descanso e áreas de lanche, com mesa e bebedouros para relaxar. Ademais estes locais estão sinalizados durante o percurso.

Além disso, a ecopista não possui declives acentuados, uma vez que era uma antiga linha ferroviária.

A pouco mais de 13 quilómetros do início do percurso, já próximo da cidade de Fafe, a antiga Estação de Cepães foi restaurada e é hoje um café que oferece bebidas e comida.

Saiba como alugar bicicletas em Portugal.

Antes de tudo procure nas nossas condições, como pode alugar uma bicicleta em Portugal. Além disso para fazer a ecopista de Guimarães a Fafe, assim como outro tour que queira fazer em Portugal.

Com efeito fazemos a entrega no local e o aluguer pode ser de curta ou longa duração. Peça uma simulação de acordo com o modelo pretendido e o tempo de aluguer.

Em resumo, uma das mais valias da ecopista de Guimarães a Fafe é que pode aproveitar para explorar a cidade de Fafe, que possui um vasto patrimônio cultural, religioso e arquitetónico. Mas também, apreciar a gastronomia típica da região.

Além disso, em Guimarães, não deixe de visitar o centro histórico da cidade, o seu imponente Castelo e o Paço dos Duques de Bragança.