Travessia Portugal Estrada Nacional

Como fazer a Travessia de Portugal pela Estrada Nacional 2

Travessia de Portugal pela Estrada Nacional 2, desde Trás-os-Montes onde tem inicio esta travessia até ao Algarve. A Estrada Nacional 2 atravessa 32 municípios. Percorre o interior das povoações e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, bem como as planícies do Alentejo ou de outro modo as praias do sul do país.

Entre as muitas estradas de Portugal inegavelmente há uma com uma mística e algo de lendário que a distingue das outras. Essa é a Estrada Nacional 2. Foi Projetada como ligação entre Chaves e Faro num percurso vertiginoso pela espinha dorsal do país. Ficou pois a ser a estrada nacional mais extensa de Portugal e a única que o atravessa de lés a lés.

Aqui na travessia de Portugal pela Estrada Nacional 2, apresentamos em resumo as localidades onde pode ficar a dormir. Definindo assim as etapas que vai fazer nesta viagem. Se o seu desafio é fazer em bicicleta, acima de tudo além das estadias que pode marcar diretamente. Similarmente propomos também uma série de serviços que podem ajudar a fazer este desafio.

Chaves

Na época da ocupação romana Chaves era conhecida por “Aquae Flaviae”. Nome que lhe foi dado antes de tudo pelo Imperador Flávio Vespasiano, que reconheceu a qualidade das nascentes termais aqui situadas. As propriedades curativas destas águas, assim também as mais quentes da Europa. E que nascem com uma temperatura de cerca de 73º C, continuam a ser apreciadas sendo o Parque Termal muito procurado.

Situada junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira. Chaves teve sempre importância ao propósito do ponto de vista estratégico-militar, tendo resistido heroicamente à anexação a Castela no século XVI. Mais tarde, no século XIX, foi aqui que as tropas invasoras de Napoleão sofreram a sua primeira derrota em solo português. Deste passado de praça forte são exemplos o castelo e a respetiva torre de menagem, bem como o bairro medieval no interior das muralhas.

Booking.com

Vila Pouca de Aguiar

Situada perto do Parque Natural do Alvão, a zona de Vila Pouca de Aguiar possui de conformidade com vestígios de uma ocupação muito antiga. Como o Castro de Cidadelhe (da Idade do Ferro) e diversos marcos da ocupação romana como as pontes e as calçadas. Na vila, as ruínas do castelo, as casas antigas e os solares, são testemunhos de um passado grandioso.

Nas proximidades, a Estância Termal de Pedras Salgadas, situada numa região dessa maneira de vegetação luxuriante. Conserva uma aura de grandeza própria da “belle époque” em que era procurada pelos famílias aristocráticas. As suas águas, com gasoso natural, são muito procuradas pelas suas qualidades terapêuticas. E podem ser consumidas em todo o país, pois são engarrafadas e largamente distribuídas.

Booking.com

Peso da Régua

Pensa-se que Peso da Régua teve origem numa casa romana que aqui existiu, a “Villa Reguela”. Mas o seu grande desenvolvimento registou-se após 1756 com a criação da Real Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Que instituiu a 1ª região demarcada de produção vitivinícola a nível mundial.

Situada junto ao Rio Douro, esta localidade em contrapartida teve um papel preponderante na produção e na comercialização do Vinho do Porto. Pois era a partir daqui que as pipas de vinho eram transportadas. Em barcos rabelos até Vila Nova de Gaia, onde o vinho envelhecia nas caves.

Booking.com

Castro Daire

Castro Daire situa-se na região Centro, distrito de Viseu, nesse sentido está inserido na sub-região Dão/Lafões. Estende-se por 16 freguesias, com uma heterogeneidade geográfica ou por outra que lhe atribui um encanto peculiar, conciliando o vale e a serra, o rio e o planalto.

Castro Daire abre portas para uma viagem impressionante e inesquecível por analogia que nos conduz pela História da Terra. Permitindo desfrutar de novas sensações, por exemplo despertando o interesse, a curiosidade em partir à descoberta de um território. Que não se espera, por mais que nos surpreende com vistas de cortar a respiração e recantos únicos.

Booking.com

Viseu

Cidade com 2500 anos de história, bem no coração de Portugal, seja como for Viseu veste o orgulho beirão e cultiva a arte de bem receber.

Viseu é terra de mitos e heróis, sob o mesmo ponto de vista segredos e património excecional. Há um guerreiro lusitano que a todos vigia, erguido junto à maior fortificação em terra da Península Ibérica. Classificada como Monumento Nacional: a Cava de Viriato. Um mistério octogonal se bem que perfeito sobre o qual se construiu a identidade da cidade.

Booking.com

Penacova

Para a conhecer é preciso chegar e perder-se entre vales. Respirar o ar puro da serra e do rio, deixar o verde da paisagem invadir os nossos sentidos. É assim Penacova, terra de rios e ribeiras, miradouros e penedos, de moinhos e azenhas, de vento e água.

No centro da Vila o destaque vai para a Pérgola Raúl Lino, da autoria do arquiteto com o mesmo nome. Com eventos ao longo do ano, este espaço convida a sentar e a apreciar da varanda. Sob as velhas cepas das glicínias, a paisagem que é soberba.

Booking.com

Góis

O Concelho de Góis possui uma vasta área territorial estimada em 276Km2, de enorme riqueza e biodiversidade.

Góis é “rasgado” pelo Vale do Rio Ceira, sendo delimitado e separado da Beira Serra Interior pelas Serras da Lousã e Açor. Marcado por uma geografia própria, muito acidentada e por uma dimensão essencialmente micro-regional e local. Onde perduram as heranças históricas que definem o tipo de ocupação, cujo modo de organização do seu território assume uma forte componente rural.

Booking.com

Travessia de Portugal pela Estrada Nacional 2

Organize você mesmo o seu tour de bicicleta e contrate apenas os serviços que precisa.

Sertã

O Concelho da Sertã situa-se na região Centro de Portugal, Distrito de Castelo Branco. Berço de homens tão notáveis como D Nuno Álvares Pereira, Gonçalo Rodrigues Caldeira e Padre Manuel Antunes, entre outros.

É um concelho com muito por descobrir, através dos seus monumentos e paisagens: pontes filipinas. Castelo da Sertã, Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim. Monte da Senhora da Confiança e Moinho das Freiras, Estações de Arte Rupestre da Fechadura e da Lajeira, entre outros locais dignos de visita.

Booking.com

Abrantes

A cidade de Abrantes respira história. No castelo/fortaleza de Abrantes, um dos elementos importantes de arquitetura militar. Pode-se observar a rara panorâmica de 360º sobre a charneca e visitar o Panteão dos Almeidas instalado na Igreja de Santa Maria do Castelo.

Conheça o núcleo religioso do Centro Histórico, através das Igrejas de São João Baptista (século XIV), Igreja da Misericórdia e de São Vicente (século XVI).
Abrantes sente a cultura no Quartel de Arte Contemporânea de Abrantes. Coleção Figueiredo Ribeiro, bem como no Parque do Alto de Stº António, no jardim de esculturas em ferro ao ar livre.

Booking.com

Montargil

Ponte de Sor é uma cidade portuguesa no distrito de Portalegre. Na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 7000 habitantes. É a terceira maior cidade do distrito de Portalegre.

O nome de Ponte de Sor deriva nesse ínterim do monumento de origem provavelmente romana construído sobre a Ribeira de Sor. Em cuja margem direita a cidade se situa. É possível que essa primeira ponte, de que hoje não restam quaisquer vestígios, para que tenha integrado uma das vias romanas. Que ligavam Mérida (Emerita Augusta), capital da província da Lusitânia, a Lisboa (Olissipo).

Booking.com

Montemor-o-Novo

O extraordinariamente singular distrito de Évora alberga Montemor-o-Novo, com toda a certeza um dos maiores municípios portugueses em área. Montemor-o-Novo é da mesma forma um segredo à espera de ser desvendado, um tesouro que aguarda a sua descoberta.

Muito mais do que apenas uma cidade alentejana, de maneira idêntica onde os pratos tradicionais enchem os sentidos e deleitam as papilas gustativas. Onde os vinhos aquecem até as almas em contraste com as mais recônditas e frias. Montemor-o-Novo é a mistura perfeita e harmoniosa entre o passado que em síntese nos construiu e o presente que nos sustenta. Cidade onde se travaram batalhas pela nossa nacionalidade em virtude da liberdade. Onde heróis nasceram e logo depois deixaram a sua marca na História, Montemor mantém-se humildemente enorme até aos nossos dias.

Booking.com

Ferreira do Alentejo

Ferreira do Alentejo é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo. Aqui existiu um castelo, de tal forma que ao que parece fundado por D Gualdim Pais, da Ordem dos Templários. A vila, que recebeu foral de D. Manuel I em 1516, pertenceu aos duques de Aveiro e depois como resultado à coroa.  Do património edificado de Ferreira do Alentejo, de tal sorte que destaca-se a igreja matriz. Quinhentista, com efeito sofreu já desde a sua construção diversas obras de restauro. No interior, pode ver-se uma abóbada artesoada no batistério e, no altar de Nossa Senhora da Luz, uma tábua também quinhentista.  Com cerca de seis mil pessoas, esta freguesia é tipicamente urbana, pois tem como principais atividades o comércio e os serviços. A agricultura, aqui, não desempenha o mesmo papel que no resto do concelho.

Booking.com

Almodôvar

Pertencente ao distrito de Beja, no baixo Alentejo. Almodôvar é um povoado tranquilo da mesma forma com museus, monumentos, hotéis e restaurantes prontos para receber que visita o município com sede na vila de Almodôvar.

As terras de Almodôvar foram marcadas pela presença de vários povos. A sua ocupação em seguida começou ainda na Pré-História, sendo que os vestígios mais relevantes pertencem ao período megalítico. Com o registo de várias antas, em primeiro lugar ao Calcolítico, à Idade do Bronze e à Idade do Ferro. Desta época restam desse modo ainda estelas funerárias epigrafadas com Escrita do Sudoeste. É provável a escrita mais antiga da Península Ibérica, universo que poderá ser aprofundado no Museu da Escrita do Sudoeste, localizado nesta vila alentejana.

Booking.com

Faro

Nos campos planos, a mancha do casario de Faro, no momento em que o verde das hortas cultivadas nos terrenos férteis. As armações das noras que extraíam a água fresca e salutar, por conseqüência herança dos mouros. Colinas suaves em anfiteatro, nesse sentido onde nascem árvores de fruto, enquadram em fundo a paisagem. Aldeias, onde a vida tem o ritmo tranquilo de séculos, mostram tesouros de arte, desvendam testemunhos da magnificência de nobres romanos. São estes os encantos de Faro e do seu concelho, em suma ponto de partida para viagens de descoberta que entusiasmam.

Booking.com

Transporte ciclistas e bicicletas

Solicitar transporte de bicicletas e ciclistas para o ponto de partida e recolha

Transporte de Bagagem e Mochilas por etapas

Transporte de Bagagem

Depois de escolher os alojamentos, solicite um orçamento para o transporte de bagagem entre etapas de hotel para hotel em Travessia Portugal Estrada Nacional

Scroll to Top